DIÁLOGOS COM REGGIO EMILIA: PROJETOS NA ESCOLA E PROTAGONISMO DA CRIANÇA

Autores

  • Aline Fernandes dos Santos Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Luci dos Santos Bernardi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW http://orcid.org/0000-0001-6744-9142

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.183-207

Palavras-chave:

Trabalho com projeto. Participação da criança. Protagonismo.

Resumo

Nosso estudo, de cunho bibliográfico, tem como tema o desenvolvimento de projetos na escola. Busca estabelecer um diálogo entre os fundamentos teóricos que sustentam a ideia de trabalho com projetos e os elementos estruturantes da Abordagem Reggio Emilia, refletindo acerca de uma educação que promova o protagonismoda criança nas etapas de sua aprendizagem.  A pesquisa é fruto de uma revisão de literatura que se constitui de um estudo bibliográfico, desenvolvido qualitativamente. As contribuições dessa pesquisa incluem a identificação de algumas características sobre o desenvolvimento de projetos em uma perspectiva investigativa e reflexões sobre o protagonismo da criança na sala de aula, bem como discussões sobre as possibilidades da proposta de trabalho com projetos.

Biografia do Autor

Aline Fernandes dos Santos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal fronteira Sul (UFFS). Professora da Rede Municipal de Ensino de Chapecó SC.

Luci dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Santos, A. F. dos, & Bernardi, L. dos S. (2019). DIÁLOGOS COM REGGIO EMILIA: PROJETOS NA ESCOLA E PROTAGONISMO DA CRIANÇA. Revista De Ciências Humanas, 20(03), 183–207. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.183-207