IDENTIFICANDO A MATEMÁTICA NO CONTEXTO INDÍGENA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O presente relato é fruto de uma experiência numa turma especial de estudantes indígenas da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó no segundo semestre de 2018. O texto trata de uma prática de sala de aula desenvolvida no componente curricular de Matemática Instrumental com o objetivo de identificar a presença da matemática na comunidade indígena através das vivências cotidianas, produção do artesanato, jogos, cosmologia, costumes e cultura. A atividade, na perspectiva da etnomatemática, consistiu na realização de um trabalho pelos estudantes, no qual deveriam pesquisar sobre os conhecimentos matemáticos inerentes à realidade, propiciando o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e produtivas. Ao final da experiência, avalia-se que o componente aproximou os estudantes da matemática formal e que os mesmos sentem-se valorizados ao perceber que o seu povo construiu uma matemática própria, utilizada em diferentes contextos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.