AS DISPUTAS EM TORNO DOS PROJETOS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: BIBLIOGRAFIA EM ANÁLISE

Mateus Saraiva, Angela Chagas, Maria Beatriz Luce

Resumo


No presente artigo revisamos a bibliografia pertinente às disputas sobre o projeto de Ensino Médio no contexto da Lei 13.415/2017. Na Plataforma Scielo buscamos o termo Ensino Médio associado com currículo e legislação. Foram selecionados cinco textos relativos a legislação e Ensino Médio e 17 a currículo e Ensino Médio. Classificamos os 22 artigos por: ano da publicação, revista, objeto de estudo, metodologia, categoria de análise e resultados encontrados. Na análise, considerando o ciclo da política, sujeitos e suas ações, e a concepção de Ensino Médio, destacamos o que percebemos como central em cada artigo, no tocante aos momentos, sujeitos e epistemologias. Foi possível observar que, na maioria dos textos, os autores salientam a necessidade de enfrentamento da dualidade histórica do Ensino Médio brasileiro e defendem um modelo de educação que integre a formação geral propedêutica com o ensino profissional (REFERÊNCIA). No entanto, a dissonância mostra-se tão singular quanto poderosa (REFERÊNCIA); a voz ímpar ecoa no campo da política educacional, como pode ser visto no conteúdo da reforma do Ensino Médio. 


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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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