A AMPLIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO
Resumo
Este artigo está vinculado a um projeto de pesquisa sobre as narrativas relativas às políticas e experiências de escolas de Ensino Médio de tempo integral na América Latina e tem como objetivo apresentar algumas notas que possam servir de mote para a reflexão sobre o “Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral para o Ensino Médio no Brasil”. Metodologicamente, o texto resulta da primeira fase da investigação que, através de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, buscou mapear e refletir sobre análises de políticas educacionais de ampliação da jornada escolar para o Ensino Médio no âmbito da América Latina. Considera-se que para refletir sobre o “Programa de ampliação do Ensino Médio de tempo integral no Brasil” atual é necessário observar o cenário e as características das reformas dos governos e dos Estados, bem como os estudos já desenvolvidos sobre o tema em relação às experiências no âmbito da América Latina. A pesquisa realizada até o momento indica que as políticas educacionais curriculares de ampliação do tempo escolar estão relacionadas às influências políticas, econômicas e internacionais que concebem e incentivam a educação de tempo integral como instrumento para investir em políticas de proteção social e de desenvolvimento econômico. No cenário contemporâneo, a defesa ou a implementação da ampliação da jornada escolar para o Ensino Médio Público vem estabelecendo uma relação sinonímia entre Educação Integral e Educação de Tempo Integral, afetando o comprometimento, as concepções e a abrangência de uma Educação Integral crítica e libertadora.
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Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.