O ENSINO MÉDIO E OS REFORMADORES EMPRESARIAIS DA EDUCAÇÃO: NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DOS EDUCADORES

LUZIANE SAID COMETTI LÉLIS

Resumo


O texto apresenta a maneira como o ensino e a economia vem sendo articulados pelas políticas neoliberais implementadas a partir do século XXI. Analisa as implicações da reforma do Ensino Médio para a juventude brasileira, ao limitar a formação humana e direcionar o currículo para a formação de “personalidades produtivas” que atenda ao modelo de organização mais flexível, assim como a melhoria dos resultados nas avaliações externas. Trata-se de uma revisão bibliográfica inserida nos debates sobre trabalho-educação-juventude evidenciando duas concepções de formação humana em disputa: a dos educadores progressistas e a dos reformadores empresariais da educação. Constata-se que a recente reforma da última etapa da educação básica legaliza a existência de diferentes finalidades educativas para atender os interesses do capital, abrindo espaço para o empresariado assumir a gestão da educação.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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