AS IMPLICAÇÕES DA PAIDEIA E DA BILDUNG À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Patrícia Fontana, Martin Kuhn

Resumo


O presente ensaio aborda a tradição de formação da Paideia grega e da Bildung humboldtiana e suas implicações à formação de professores. O entendimento de formação presente nessa tradição interroga a razão instrumental, hoje, predominante na formação de professores? Essa tradição nos permite pensar a formação de professores como identidades profissionais a serem biografadas? Será uma discussão em diálogo com autores que abordam e investigam a temática. A reflexão se estrutura em três partes: a primeira discute historicamente o conceito de formação. A segunda abordará o esvaziamento do processo de formação no contexto do sistema capitalista de predomínio de uma razão instrumental. E, por fim, a terceira pensa a formação docente em termos de construção de identidades entendidas como biografias, um possível caminho para romper com a razão instrumental na formação humana e docente.


Palavras-chave


Formação docente. Razão instrumental. Identidades. Biografias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter