AS IMPLICAÇÕES DA PAIDEIA E DA BILDUNG À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Patrícia Fontana, Martin Kuhn

Resumo


O presente ensaio aborda a tradição de formação da Paideia grega e da Bildung humboldtiana e suas implicações à formação de professores. O entendimento de formação presente nessa tradição interroga a razão instrumental, hoje, predominante na formação de professores? Essa tradição nos permite pensar a formação de professores como identidades profissionais a serem biografadas? Será uma discussão em diálogo com autores que abordam e investigam a temática. A reflexão se estrutura em três partes: a primeira discute historicamente o conceito de formação. A segunda abordará o esvaziamento do processo de formação no contexto do sistema capitalista de predomínio de uma razão instrumental. E, por fim, a terceira pensa a formação docente em termos de construção de identidades entendidas como biografias, um possível caminho para romper com a razão instrumental na formação humana e docente.


Palavras-chave


Formação docente. Razão instrumental. Identidades. Biografias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter