A PROBLEMÁTICA DO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTA DE APLICATIVO COMO FERRAMENTA DE RESILIÊNCIA

Carla Moreira Graça Mello, Patrícia Osório Pereira, Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues

Resumo


O bullying é um problema de saúde pública que causa prejuízos físicos, sociais, afetivos e cognitivos, que devido ao espantoso crescimento se tornou um tema emergente. O presente trabalho tem como objetivos estudar o fenômeno do bullying e propor a criação de um aplicativo que visa aumentar a resiliência ao bullying. Trata-se de uma Revisão Integrativa, realizada na Base de dados do periódico CAPES, nos últimos cinco anos em duas categorias, que correspondem ao ano de aprovação da Lei 13.185 de 6 de novembro de 2015, que instituiu o programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) e na terceira categoria nos últimos sete anos. Os descritores foram, Bullying and Depressão, Resiliência and Interação Social e Bullying and Intervenções. Após refinamento foram selecionados 20 artigos. As três categorias identificadas foram: Bullying um problema de Saúde Mental (7 artigos); Caminhos para resiliência ao bullying (5 artigos); Propostas de intervenção do bullying  (8 artigos). A pesquisa revelou a importância de novas intervenções de combate, prevenção e de resiliência ao bullying, levando a criação do aplicativo “Humanizar” no intuito de auxiliar a resiliência ao bullying.


Palavras-chave


Resiliência; Bullying; Humanização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter