EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.45-60

Palavras-chave:

Ciências naturais. Ensino de ciências. Educação infantil. professor pesquisador.

Resumo

Neste artigo o ensino de ciências na educação infantil será abordado através de um relato de experiência da prática pedagógica, no Projeto Pequenos Cientistas.  O objetivo do trabalho em questão é demonstrar a importância que o ensino de ciências tem na aprendizagem infantil e o quanto ele influencia para a construção de cidadãos críticos e conscientes. Este projeto de pesquisa foi um estudo de caso realizado durante todo o ano de 2018, onde as práticas pedagógicas foram voltadas para a compreensão do ensino de ciências na educação infantil. Os resultados apontam que as escolas têm grande dificuldade em abordar os conhecimentos desta área de forma efetiva com as crianças menores, por isso, a ciência que contribui de forma significativa na educação infantil, passa a ser um conteúdo raso e com abordagens falhas, não atingindo as perspectivas necessárias, conforme os Parâmetros Curriculares de Ciências Naturais. Desta forma, conclui-se que é necessário reformular a abordagem do ensino com as crianças, tornando a aprendizagem efetiva e significativa.

Biografia do Autor

Isadora Gobi Pinto, Universidade La Salle

Pedagoga pela Universidade La Salle Canoas.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e colaboradora do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Louise da de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. 

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Publicado

2021-02-09

Como Citar

Gobi Pinto, I., Susana Jung, H., & de Quadros da Silva, L. da. (2021). EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Ciências Humanas, 21(3), 45–60. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.45-60