O FENÔMENO BULLYING NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO

RODRIGO JOSÉ MADALÓZ

Resumo


A pesquisa de caráter quanti-qualitativa caracterizou-se como um estudo de caso descritivo-interpretativo e objetivou investigar as manifestações de bullying em estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade da região das Missões/RS. A investigação partiu da seguinte problemática: quais experiências de bullying se manifestam nas aulas de Educação Física escolar com adolescentes do Ensino Médio? A população foi composta inicialmente por cem alunos. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos: por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas no intuito de identificar possíveis vítimas de bullying nas aulas de Educação Física Escolar. Posteriormente por meio de uma entrevista semiestruturada com perguntas abertas, gravada e posteriormente transcritas, com quatro estudantes. A compreensão dos dados ocorreu por meio da categorização do conteúdo das entrevistas relacionadas às formas de agressão através do fenômeno bullying: manifestações de bullying por meio de violência verbal; manifestações de bullying por meio de violência psicológica e moral (agressões relacionadas ao corpo); e manifestações de bullying por falta de habilidades corporais. O conteúdo das entrevistas revelou os momentos e situações onde os (as) estudantes sofreram xingamentos e gozações de outros (as) estudantes em aula. As falas das vítimas apontam que mesmo de forma velada, o que acontece dentro e fora de grande parte das escolas, comprova que há ocorrências do fenômeno bullying nas escolas brasileiras.


Palavras-chave


Adolescência; Bullying; Educação Física Escolar; Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter