SEM ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR (A) DE ESCOLA NÃO HÁ GESTÃO DEMOCRÁTICA? - UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS DA SERRA CATARINENSE

Carlos Eduardo MOREIRA, Jaime José ZITKOSKI

Resumo


Este texto discute um conjunto de implicações do impedimento legal para a eleição direta de diretor da escola pública pela comunidade escolar para a gestão democrática dos sistemas municipais de ensino na Serra Catarinense. Reúne os principais dispositivos legais que garantem a efetivação de mecanismos e procedimentos da gestão democrática, considerando os resultados de pesquisa realizada no período de 2012 a 2016 e reflexões de programa regional em dezessete municípios da Serra Catarinense. Para a consolidação da gestão democrática, o texto reúne os elementos básicos da Teoria da Ação Dialógica de Paulo Freire, para defender que a mudança nas relações sociais nos sistemas de ensino devem ser estruturadas por meio de práticas dialógicas, que não são conciliáveis com o modelo gerencialista de regulação de políticas educacionais de organizações privadas. Por último, o texto analisa os principais desafios e possibilidade de efetivação da gestão democrática como um duplo movimento: buscar estratégias para efetivar institucionalidades e procedimentos para a gestão democrática, consagrados na legislação atual, e reorganizar o processo de formação continuada e inicial dos educadores e educadoras para assumirem a condição de sujeitos na construção democrática da política de Educação Básica.  

 


Palavras-chave


Paulo Freire. Gestão Democrática. Projeto Democrático-Participativo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter