APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)

Lia Heberlê de Almeida, Jaqueline Moll

Resumo


A educação integral e a educação CTS partem do princípio de uma formação cidadã. Neste estudo, buscou-se com o uso da fotografia o desenvolvimento da capacidade de observação, descrição, e criticidade a partir da temática social educação ambiental e produzir um recurso audiovisual com os conceitos construídos pelos alunos, desta forma identificar as aproximações entre educação integral e CTS. Assim, realizamos oficinas pedagógicas sob a ótica CTS,estruturadas nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992) envolvendo os eixos temáticos: Meio Ambiente, Saúde e Sociedade. A abordagem de pesquisa utilizada foi a pesquisa participante de caráter qualitativo e natureza interpretativa. A coleta de dados foi realizada por meio das atividades desenvolvidas nas oficinas, tais como: saídas a campo, ilustrações e atividades práticas.Para as análises utilizamos como embasamento teórico os autores Auler (2007, 2001), Delizoicov (1992), Angotti (1992), Santos e Auler (2011), Bazzo(2001), Freire (1996) e alguns documentos oficiais.A pesquisa mostra que a educação CTS pelo estudo do meio ambiente também considera as relações sociais e as particularidades de cada território, em conformidade com os pressupostos de educação integral, com propostas educativas mais dialógicas, um espaço de estímulo à reflexão do estudante sobre seu papel de cidadão para com os locais por onde vive e circula. Ao final do trabalho foi produzido um recurso audiovisual com os conceitos construídos pelos alunos. A ideia foi contribuir para a conscientização dos problemas da comunidade local, minimizando possíveis tensões desta natureza.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter