A formação estética no compartilhamento de imagens entre os acadêmicos do curso de fotografia

Elisabete Freitas Teixeira, Luciana Backes

Resumo


O presente artigo emerge a partir das reflexões sobre a formação estética, alicerçado em produções fotográficas e representações escritas construídas pelos acadêmicos de fotografia compartilhadas na mídia social “Facebook”. Estes acadêmicos fazem parte de uma disciplina de fotografia ministrada pela autora e as atividades constituem este lócus investigativo. Assim, o problema se apresenta do seguinte modo: Quais são os sinais gerados pelos sujeitos participantes, por intermédio de compartilhamento nesta mídia social considerando a formação estética desses acadêmicos? Instigada nesta problemática, os dados empíricos observados nas interações no Facebook foram submetidos a metodologia de análise do conteúdo abordando a semiótica, ou seja, uma análise propondo uma dupla visão ao objeto, conectando imagem e escrita. A partir da proposta pedagógica evidenciamos nas análises um amplo crescimento nas modulações das narrativas e nas imagens (fotografias) produzidas, corroboradas pela formação estética dos acadêmicos ao passo que sentiam-se tocados pelo contexto. Sentidos e sentimentos que aos poucos, contribuíram para o desenvolvimento dos acadêmicos de modo crítico, inspirador e transformador. A cada narrativa escrita e captura fotográfica percebe-se a formação estética em histórias singulares, composições, luzes, linguagens e ou ângulos inusitados.  

 


Palavras-chave


Educação;Práticas Educativas;

Texto completo:

PORTUGUÊS ESPANHOL

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter