Professoralidade e desempenho docente: um olhar a partir dos resultados da avaliação institucional

Daniela Pederiva Pensin, Alexandra Biondo Lopes Pacheco

Resumo


Este artigo toma como central a discussão acerca do processo de desenvolvimento da professoralidade docente na educação superior. Para isso, mobiliza teorizações ancoradas na perspectiva do campo da pedagogia universitária e dados decorrentes de pesquisa desenvolvida durante o ano de 2017, cujo objetivo foi avaliar os impactos que o desenvolvimento da professoralidade docente traz ao desempenho do professor nos processos de avaliação institucional interna. O projeto de pesquisa foi financiado por recursos públicos, originados no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). A pesquisa realizada, um estudo de caso de caráter documental, tomou como materialidade os relatórios de avaliação do desempenho docente referentes ao período compreendido entre os anos de 2012 e 2016 de um dos campi de uma universidade comunitária localizada no oeste de Santa Catarina. Como resultados, destaca-se a pouca diferenciação entre os desempenhos docentes quando considerados: anos de docência, participação em formações pedagógicas continuadas e investimentos em formação acadêmica. O estudo reforça a percepção da professoralidade docente como um processo que extrapola  a dimensão profissional técnica e traz condições de possibilidade para a problematização dos processos de subjetivação docente enquanto constitutivos da professoralidade. Os dados lançam luz sobre a necessidade de se continuar problematizando as práticas institucionais de avaliação do desempenho docente.

Palavras-chave


Professoralidade docente. Desempenho docente. Docência na Educação Superior.

Texto completo:

PORTUGUÊS ESPANHOL

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter