HISTÓRIA, “ENSINANTES-APRENDENTES”: FORMAÇÃO VS PRÁTICA

Adriana F. da Silva, Ironita P. Machado, Sirlei Rossoni

Resumo


O presente artigo busca refletir projeção e prática articuladora de integralização da graduação, da pesquisa e da extensão, tendo por referencial a experiência da atuação de graduandos do Curso de História como estagiários em museu. Este artigo, baseado em estudo de caso em espaço não-formal, contextualiza e analisa os limites e as possibilidades da formação docente, centrando na discussão a aprendizagem dos próprios métodos das diferentes disciplinas, áreas de estudo e de conteúdos como aspectos mutuamente inclusivos de uma mesma formação docente - professor-pesquisador de história: teoria vs prática. O objeto em tela foi possível pelo desenvolvimento de pesquisas enfocando a formação docente, estratégias de pesquisa e redes de conhecimento, através da mediação dos métodos da etnografia e
formação, da investigação-ação e investigação-formação, que, por
sua vez, aqui será situada como forma de reforçar a importância e
a necessidade de introduzirmos mecanismos de integração da pesquisa com o ensino, na formação docente reflexiva.


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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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