FORMAÇÃO DOCENTE, CONSTRUÇÃO DE SABERES E IDENTIDADES NO PIBID PUC MINAS: A VOZ DE PROFESSORES SUPERVISORES DE LETRAS

Ev'Angela Barros

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID/CAPES) tem-se revelado importante política do governo brasileiro para inserir, de forma mais qualificada, jovens licenciandos e, paralelamente, fomentar a formação continuada de docentes já atuantes na rede pública. A interlocução entre ensino superior e educação básica e a construção, em alternância, de novos cenários de aprendizagem, em que os sujeitos se percebem pensantes, capazes de (re)construir sentidos, fazem com que conhecimentos formais tornem-se meio para o desenvolvimento de habilidades e competências. A realidade da escola pública é, simultaneamente, fonte (realização de diagnóstico), lócus das ações (execução de projetos por área e interdisciplinares), e espaço-fim a que os retornos periódicos concorrem para a reflexão sobre/a devolução de resultados obtidos. No caso específico em tela, a equipe de Letras (a partir da constatação das dificuldades nas competências de leitura/escrita por parte dos alunos da educação básica), tem promovido ações para aprimoramento de competências comunicativas dos envolvidos, utilizando diferentes possibilidades de ensino de Língua Portuguesa: vários subprojetos de intervenção já foram executados, sempre baseados na “leitura da realidade” e em estudos teóricos. Para fundamentar tais subprojetos, busca-se aporte teórico sobre gêneros (Bakhtin, 2003; Dionisio et al, 2010; Koch 2003, Costa Val, 2004), metodologia de ensino, entre outros temas relevantes. Neste artigo, apresentam-se, num pequeno recorte, os resultados de uma pesquisa qualitativa com os professores supervisores da área de Letras, que visa dimensionar os impactos da participação no Programa do ponto de vista de um de seus importantes atores: os professores supervisores.


Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.