ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA: DADOS DE UMA REALIDADE

Mara Rúbia Santos Melo, Sílvia Maria de Aguiar Isaia

Resumo


O artigo constitui um recorte de idéias resultantes da segunda fase da pesquisa, proveniente da  dissertação de mestrado, intitulada: Professor formador de professores no paradoxo de reinventar
a si próprio enquanto pessoal e profissional - um estudo de caso na URI/ Santiago. Visa sinalizar  um referencial sobre a identidade do grupo. Participaram 7 professores, um professor de cada licenciatura. Na segunda fase, tendo como ponto de referencia  a entrevista semiestruturada, procurou-se  entender o universo  identitário destes sujeitos, oportunizando momentos de reflexão, para que eles próprio pudessem  compreender a realidade de serem formadores de professores. Para análise do material coletado, optou-se por uma investigação qualitativa com peculiaridades da análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos juntamente com a literatura pesquisada, cruzando  as vozes dos professores e dos autores. Emergiram duas grandes categorias: a) implicação pessoal com o processo formativo; b) implicação com a profissão. Os resultados auxiliam na construção de algumas respostas para as inquietações pessoais e profissionais da pesquisadora, sendo possível compreender que a solidão pedagógica institucional pode ser rompida mediante uma atitude coletiva de trabalho.


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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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