ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA: DADOS DE UMA REALIDADE
Resumo
O artigo constitui um recorte de idéias resultantes da segunda fase da pesquisa, proveniente da dissertação de mestrado, intitulada: Professor formador de professores no paradoxo de reinventar
a si próprio enquanto pessoal e profissional - um estudo de caso na URI/ Santiago. Visa sinalizar um referencial sobre a identidade do grupo. Participaram 7 professores, um professor de cada licenciatura. Na segunda fase, tendo como ponto de referencia a entrevista semiestruturada, procurou-se entender o universo identitário destes sujeitos, oportunizando momentos de reflexão, para que eles próprio pudessem compreender a realidade de serem formadores de professores. Para análise do material coletado, optou-se por uma investigação qualitativa com peculiaridades da análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos juntamente com a literatura pesquisada, cruzando as vozes dos professores e dos autores. Emergiram duas grandes categorias: a) implicação pessoal com o processo formativo; b) implicação com a profissão. Os resultados auxiliam na construção de algumas respostas para as inquietações pessoais e profissionais da pesquisadora, sendo possível compreender que a solidão pedagógica institucional pode ser rompida mediante uma atitude coletiva de trabalho.
a si próprio enquanto pessoal e profissional - um estudo de caso na URI/ Santiago. Visa sinalizar um referencial sobre a identidade do grupo. Participaram 7 professores, um professor de cada licenciatura. Na segunda fase, tendo como ponto de referencia a entrevista semiestruturada, procurou-se entender o universo identitário destes sujeitos, oportunizando momentos de reflexão, para que eles próprio pudessem compreender a realidade de serem formadores de professores. Para análise do material coletado, optou-se por uma investigação qualitativa com peculiaridades da análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos juntamente com a literatura pesquisada, cruzando as vozes dos professores e dos autores. Emergiram duas grandes categorias: a) implicação pessoal com o processo formativo; b) implicação com a profissão. Os resultados auxiliam na construção de algumas respostas para as inquietações pessoais e profissionais da pesquisadora, sendo possível compreender que a solidão pedagógica institucional pode ser rompida mediante uma atitude coletiva de trabalho.