“PALMAS PARA MULHERES MIL” EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS E A PARTICIPAÇÃO DO IFPR
MARCIA BERALDO LAGOS, Maria de Lourdes Bernartt
Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com mulheres moradoras da Comunidade Quilombola, por intermédio da participação destas no Projeto de Extensão “Palmas para Mulheres Mil” realizados pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas-PR. Este foi embasado no “Programa Nacional Mulheres Mil”, com perspectiva de gênero, visando inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental e de campo exploratória. Os dados foram coletados em documentos do MEC/SETEC/IFPR e a partir de entrevistas semi-estruturada com as mulheres, a Coordenação local, a Direção e docentes do Projeto, respectivamente. Os resultados demonstraram que o projeto proporcionou parcialmente a elevação de escolaridade e a autoestima das participantes - mulheres quilombolas.
Palavras-chave
Educação; Gênero; Políticas Públicas
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Direitos autorais 2018 Revista de Ciências Humanas
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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.