Expressividade estética e educação para emancipação: anotações a partir do pensamento de th. W. Adorno
Resumo
Este ensaio tem como ponto básico compreender os desafios apontados pelo sentido da expressividade estética na perspectiva da educação para a emancipação. Nesse sentido, cabe-nos colocar uma questão: O que significa pensar a educação para emancipação na perspectiva da expressividade estética? Isso significa possibilitar a capacidade de abertura para a sensibilidade estética, particularmente, naquilo que Th. W. Adorno anotou como movimento de constituição e desdobramento das obras arte. Interessa anotar, num primeiro momento, a condição da subjetividade, vinculada a uma profunda danificação da vida no contexto do capitalismo atual. Em seguida pretende-se, assim, analisar até que ponto a educação ainda é um recurso fundamental para uma formação cultural para emancipação crítica dos indivíduos e até onde estão seus limites. Por fim, apontamos para a necessidade daquilo que tratamos a partir do pensamento de Adorno de uma racionalidade estético-expressiva como forma de se contrapor aos ditames de uma “lógica instrumental” na ação educativa.
Texto completo:
PORTUGUÊS ESPANHOLApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista de Ciências Humanas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.