DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO E ÉTICO EM UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA DE EDGAR MORIN

Claudir Miguel Zuchi, Claudia Battestin

Resumo


O presente artigo é resultante de pesquisa bibliográfica que visa analisar a dimensão ética presente na vida das pessoas. Através do referencial teórico de Edgar Morin, é possível observar a importância e a necessidade de dialogarmos com a realidade histórico-crítica da sociedade e da Educação. Uma vez que, se os problemas e as mudanças caminham em ordem acelerada, concordamos que há necessidade de um pensamento complexo. Porém, qual é o espaço ético nessa discussão? Como refletir eticamente na experiência pedagógica, na elaboração do conhecimento? Questões como essas terão centralidade nesta investigação, a fim de pensarmos um caminho viável e ético para os problemas vigentes na educação e no mundo da vida.

 

Palavras-chave: Conhecimento. Educação. Ética. Morin.


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Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas




(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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