Plano de formação no contexto da pedagogia da alternância
Resumo
Este texto relata uma pesquisa realizada no contexto da Pedagogia da Alternância. O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorre, no Plano de Formação, a articulação entre Temas Geradores, que dizem respeito aos conhecimentos vivenciais, e conteúdos previstos para o Ensino Médio de uma Casa Familiar Rural. Para tanto, o Plano de Formação produzido para as três séries do Ensino Médio foi analisado, considerando três categorias de articulação: explícita, implícita e conforme a abordagem. As análises demonstraram que os monitores da Casa Familiar Rural pesquisada produzem um Plano de Formação e procuram articular Temas Geradores com conteúdos do Ensino Médio. Contudo, esta articulação nem sempre acontece de forma explícita. A articulação entre Temas Geradores e conteúdos do Ensino Médio configura-se, portanto, no contexto em que a pesquisa foi realizada, como um desafio.
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Direitos autorais 2018 Revista de Ciências Humanas
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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.