A FORMAÇÃO POR MEIO DA PESQUISA: REFLEXÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS

Ana Cristina Ghisleni, Ana Lúcia Souza de Freitas

Resumo


A pesquisa como um componente da formação de educadores é um tema que emerge no cenário contemporâneo como uma das possibilidades de redimensionamento das relações de ensinar e de aprender centradas no professor. Muitos estudos têm apontado as potencialidades desta perspectiva de atuação, bem como lançado desafios para que iniciativas individuais se transformem em projetos coletivos. O artigo tem o objetivo de contribuir para este debate, apresentando a experiência de uma disciplina oferecida em um Curso de Mestrado Profissional voltado para a formação de gestores educacionais. Partindo da assertiva do educar pela pesquisa, o planejamento e a oferta da disciplina organizaram-se a partir de uma bibliografia básica e um conjunto de conceitos considerados estruturantes do estudo, com vistas à articulação teórico-vivencial e na ênfase à escrita autoral dos alunos mestrandos. A aposta na reflexão como o caminho possível para a desconstrução de certos padrões prioritariamente técnicos ou até mesmo tecnicistas de compreensão também orientou a elaboração e o desenvolvimento do plano de estudos. Ao final, o resultado teve uma avaliação positiva em termos de proposta disciplinar, mas ainda demonstrou fragilidades no que tange às necessidades de autonomia e de protagonismo discente que são inerentes a uma proposta educativa deste tipo. 

 


Palavras-chave


Gestão Educacional; Educação Básica; Pesquisa

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.