TECENDO POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSOR: REFLEXÃO, PESQUISA E AUTORIA
Resumo
Neste trabalho, significamos alguns conceitos relacionados à formação do professor, apresentados por um viés histórico. Nos últimos anos, têm sido muitos os motes difundidos e presentes nos discursos de pesquisa sobre o que o professor é, ou o que deve ser. Dentre estes, destacamos as denominações Professor-Pesquisador e Professor-Reflexivo. Acrescentamos ainda a concepção de Professor-autor, que vimos defendendo em pesquisas e proposições de processos formativos. Em seguida, descrevemos e analisamos um contexto de pesquisa-formação que prioriza a pesquisa e autoria dos professores, a partir da apresentação de práticas e escrita docente; e apresentamos propostas de continuações a longo prazo para o processo formativo descrito.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas
(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.