TECENDO POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSOR: REFLEXÃO, PESQUISA E AUTORIA

Fernanda de Araújo Frambach, Ludmila Thomé de Andrade

Resumo


Neste trabalho, significamos alguns conceitos relacionados à formação do professor, apresentados por um viés histórico. Nos últimos anos, têm sido muitos os motes difundidos e presentes nos discursos de pesquisa sobre o que o professor é, ou o que deve ser. Dentre estes, destacamos as denominações Professor-Pesquisador e Professor-Reflexivo.  Acrescentamos ainda a concepção de Professor-autor, que vimos defendendo em pesquisas e proposições de processos formativos. Em seguida, descrevemos e analisamos um contexto de pesquisa-formação que prioriza a pesquisa e autoria dos professores, a partir da apresentação de práticas e escrita docente; e apresentamos propostas de continuações a longo prazo para o processo formativo descrito.

 


Palavras-chave


Formação de professores; Professor-pesquisador; Autoria docente; Análise do discurso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Ciências Humanas




(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter