REVISITANDO CONCEITOS: ALFABETISMO/ANALFABETISMO E RESPECTIVOS NEOLOGISMOS

Luci Mary Duso Pacheco, Nair Maria Balem

Resumo


O presente artigo aborda a compreensão, em uma revisão histórico-cultural e conceitual, o significado de alfabetismo/analfabetismo e respectivos neologismos, tais como “letramento”, “alfabetização”, “letrismo”, “iletrismo”, “alfabetismo” e “analfabetismo”, conceituando e relacionando os mesmos ao processo de letramento do indivíduo em sua relação com a aquisição da lecto-escrita. Parte do princípio de que o “alfabetismo” é a característica distintiva mais importante de um homem e de uma sociedade civilizados, comprovando, assim, que a  alfabetização é de fundamental importância  enquanto acesso à produção cultural do saber, bem como acesso ao exercício de poder. A alfabetização deve, também, ser concebida para o que ela foi histórica e culturalmente pensada e pelo que ela representa contemporaneamente, assim como pelo que pode ser no futuro.


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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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