POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ada Augusta Celestino Bezerra, Josevânia Teixeira Guedes, Marilene Batista da Cruz Nascimento

Resumo


Este estudo tem como objetivos apresentar uma visão panorâmica acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo as expectativas políticas dos organismos internacionais e da sociedade civil organizada que entende educação como direito humano, ferramenta para a cidadania ativa e  participação informada das pessoas ao longo da vida, bem como analisar as publicações dos anais do Grupo de Trabalho Políticas Públicas e Formação de Professores em Educação de Jovens e Adultos proposto no VIII Simpósio Nacional de Educação e no II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores promovidos pelo Programa de Pós-graduação em Educação e pelo Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Trata-se de uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa que analisou os aportes significativos da construção da teoria e da prática pedagógica nas experiências investigadas acerca da formação de professores da EJA nas produções dos anais do grupo de trabalho em discussão. Os resultados indicaram que essa modalidade de ensino deve estabelecer uma prática docente reflexiva como uma relação de parceria entre educando e educador, de modo a caracterizar-se como práxis, cujo ponto de partida reside na conscientização do sujeito dentro de uma estrutura social pautada na qualidade de vida, na justiça social e na dignidade humana.


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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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