A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DOCENTES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Lucivânia Francini da Silva, Edival Sebastião Teixeira

Resumo


O presente trabalho resulta de pesquisa cujo objetivo foi identificar as representações sociais sobre educação ambiental de professores de cursos de licenciatura de duas universidades federais e analisar as relações entre essas representações e as práticas pedagógicas desses docentes. Os dados foram coletados mediante aplicação de um questionário elaborado especificamente para o estudo, o qual era composto por questões de identificação uma questão de evocação livre cujo termo indutor era Educação Ambiental e questões dissertativas nas quais os sujeitos deveriam justificar as evocações induzidas pelo termo indutor e escrever suas concepções de educação ambiental. Os resultados indicam que os docentes pesquisados representam socialmente a educação ambiental como um conjunto de práticas pedagógicas cuja finalidade é o desenvolvimento de atitudes, valores e condutas em favor da preservação ambiental tendo em vista a sustentabilidade. Nesse sentido, as representações dos professores se coadunam com as orientações de organismos internacionais e com as normas brasileiras sobre educação ambiental.


Palavras-chave


Sustentabilidade. Educação Ambiental. Representações Sociais. Formação de Professores.

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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