APONTAMENTOS SOBRE A FORMACÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O presente artigo discute características da formação inicial de professoes em nível médio, no Estado do Rio de Janeiro, a partir de uma reflexão baseada na bordagem do ciclo de políticas. Analisa a materialização, no contexto da prática, da previsão do artigo 62 da Lei 9.394/96 de elevação da formação de professores para o nível superior e do prazo de 10 anos para extinsão do Curso Normal, com base na coexistência, no estado em tela, da formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, no Curso Normal e no Curso de Pedagogia. Após breve contextualização das políticas de formação e da trajetória e características do Curso Normal apresenta-se a situação do Rio de Janeiro problematizando-se, com base na metodologia do ciclo de políticas, a ressignificação dessa política de formação de professores em nível estadual.
Palavras-chave
Formação de Professores, Curso Normal, ciclo de políticas.
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Direitos autorais
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.