FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CÔNCAVO E CONVEXO

Maria de José Pinho, Elzimar Pereira Nascimento Ferraz

Resumo


O texto propõe uma reflexão acerca da formação de professores da educação Básica. Discute algumas contradições na oferta do modelo de formação posto, como a questão da pesquisa enquanto discurso de formar professor-pesquisador em oposição ao currículo dos cursos no qual o desenvolvimento de pesquisas está ausente. Tem como fio condutor o diálogo sobre formação de professores enquanto imagens côncavas e convexas, no sentido de entender as imagens, reais ou virtuais produzidas pelas instituições. No primeiro momento o artigo aponta algumas inquietações com relação às políticas públicas de cursos de graduação e no segundo momento aborda a formação enquanto processo de valorização profissional tendo a crítica e a ética enquanto pilares formativos. 


Palavras-chave


Educação Básica. Cursos de Graduação. Formação de Professores.

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Direitos autorais




(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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