UM PANORAMA HISTÓRICO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Alexandre Macedo Pereira, Luis Fernando Minasi

Resumo


Do Império (século 19) até a República atual (século 21), a formação de professores no Brasil experimenta fracassos sucessivos. Alternam-se as elites políticas e econômicas no poder, os programas macro-econômicas, mas os problemas na educação brasileira se repetem, não sendo diferente na política de formação de professores. A formação de professores está cada vez mais nas mãos da iniciativa privada e, as universidades públicas têm se rendido as exigências e interesses do mercado, “produzindo” assim, em série, professores medíocres. Este trabalho tem como objetivo apresentar as contradições e as consequências da política de formação de professores no Brasil. Esta é uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico.

 

 


Palavras-chave


Formação de professores. Educação. Política pública de educação.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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