TEMPO E LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Leitura Subjetiva, Tempo, Semiótica.Resumo
Este texto problematiza a formação de leitores na escola, considerando as contribuições de estudos relativos à leitura subjetiva e reflexões que envolvem a problemática do tempo, vivido e experimentado sensivelmente. Defendemos que o tempo que deve prevalecer é o do sujeito leitor, da ordem da estesia, não coincidente com as coerções da cronologia escolar, algo que é possível, segundo nossas conclusões, de ser respeitado, mesmo nas poucas e breves aulas de literatura que são reservadas na disciplina de Língua Portuguesa. Como fundamentação teórica, são aqui mobilizados estudos em torno da leitura subjetiva e da semiótica tensiva.Downloads
Publicado
2021-02-25
Como Citar
Pinto, F. N. P., & Silva, L. H. O. da. (2021). TEMPO E LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DE LITERATURA. Revista Língua&Literatura, 22(40), 127–141. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3290
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.