TEMPO E LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Francisco Neto Pereira Pinto Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, Centro Universitáio ITPAC, câmpus de Araguaína.
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína.

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Leitura Subjetiva, Tempo, Semiótica.

Resumo

Este texto problematiza a formação de leitores na escola, considerando as contribuições de estudos relativos à leitura subjetiva e reflexões que envolvem a problemática do tempo, vivido e experimentado sensivelmente. Defendemos que o tempo que deve prevalecer é o do sujeito leitor, da ordem da estesia, não coincidente com as coerções da cronologia escolar, algo que é possível, segundo nossas conclusões, de ser respeitado, mesmo nas poucas e breves aulas de literatura que são reservadas na disciplina de Língua Portuguesa. Como fundamentação teórica, são aqui mobilizados estudos em torno da leitura subjetiva e da semiótica tensiva.

Biografia do Autor

  • Francisco Neto Pereira Pinto, Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, Centro Universitáio ITPAC, câmpus de Araguaína.
    Psicanalista. Contista. Doutor e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, e professor adjunto no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Câmpus de Araguaína.
  • Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína.
    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e professora do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. É coordenadora do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional/UFT (ProfLetras) e Docente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFT) e do Programa de Pós-graduação Cultura e Território (PPGCult/UFT) e Coordenadora do GESTO - Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins.

Downloads

Publicado

2021-02-25

Como Citar

Pinto, F. N. P., & Silva, L. H. O. da. (2021). TEMPO E LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DE LITERATURA. Revista Língua&Literatura, 22(40), 127-141. https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3290