TEMPO E LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Francisco Neto Pereira Pinto Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, Centro Universitáio ITPAC, câmpus de Araguaína.
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína.

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Leitura Subjetiva, Tempo, Semiótica.

Resumo

Este texto problematiza a formação de leitores na escola, considerando as contribuições de estudos relativos à leitura subjetiva e reflexões que envolvem a problemática do tempo, vivido e experimentado sensivelmente. Defendemos que o tempo que deve prevalecer é o do sujeito leitor, da ordem da estesia, não coincidente com as coerções da cronologia escolar, algo que é possível, segundo nossas conclusões, de ser respeitado, mesmo nas poucas e breves aulas de literatura que são reservadas na disciplina de Língua Portuguesa. Como fundamentação teórica, são aqui mobilizados estudos em torno da leitura subjetiva e da semiótica tensiva.

Biografia do Autor

Francisco Neto Pereira Pinto, Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, Centro Universitáio ITPAC, câmpus de Araguaína.

Psicanalista. Contista. Doutor e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, e professor adjunto no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Câmpus de Araguaína.

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e professora do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. É coordenadora do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional/UFT (ProfLetras) e Docente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFT) e do Programa de Pós-graduação Cultura e Território (PPGCult/UFT) e Coordenadora do GESTO - Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins.

Downloads

Publicado

2021-02-25

Como Citar

Pinto, F. N. P., & Silva, L. H. O. da. (2021). TEMPO E LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DE LITERATURA. Revista Língua&Literatura, 22(40), 127–141. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3290