COM QUANTOS LIVROS SE FAZ UM LEITOR? OS NOVOS DESAFIOS DA LITERATURA: LITERATURA, LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Alexandre Manoel Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Sujeito-leitor

Resumo

A entrevista é dividida em duas partes. Na primeira, o escritor e professor de português no distrito de Vista Alegre, Claro dos Poções (Norte de Minas), Fábio Gonçalves, discorre sobre suas experiências dentro da sala de aula em relação à formação do aluno-leitor, o letramento literário, e também sobre sua dissertação de mestrado intitulada de Letramento Literário: do acesso à leitura literária à formação leitora. A segunda parte, focada em compreender os percalços do leitor e seu substrato, foi realizada com o doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), e pós-doc em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa, Alex Fabiano Jardim. Atualmente, Alex atua como professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Mestrado em Letras – Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na qual ministra a disciplina “Leitura, Literatura e a formação do Leitor”.

Biografia do Autor

Alexandre Manoel Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalista, pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), e mestrando no programa de pós-graduação em Letras/Literatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Downloads

Publicado

2016-02-12

Como Citar

Fonseca, A. M. (2016). COM QUANTOS LIVROS SE FAZ UM LEITOR? OS NOVOS DESAFIOS DA LITERATURA: LITERATURA, LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR. Revista Língua&Literatura, 17(30), 317–334. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1956