COM QUANTOS LIVROS SE FAZ UM LEITOR? OS NOVOS DESAFIOS DA LITERATURA: LITERATURA, LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores/as

  • Alexandre Manoel Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palabras clave:

Sujeito-leitor

Resumen

A entrevista é dividida em duas partes. Na primeira, o escritor e professor de português no distrito de Vista Alegre, Claro dos Poções (Norte de Minas), Fábio Gonçalves, discorre sobre suas experiências dentro da sala de aula em relação à formação do aluno-leitor, o letramento literário, e também sobre sua dissertação de mestrado intitulada de Letramento Literário: do acesso à leitura literária à formação leitora. A segunda parte, focada em compreender os percalços do leitor e seu substrato, foi realizada com o doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), e pós-doc em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa, Alex Fabiano Jardim. Atualmente, Alex atua como professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Mestrado em Letras – Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na qual ministra a disciplina “Leitura, Literatura e a formação do Leitor”.

Biografía del autor/a

Alexandre Manoel Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalista, pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), e mestrando no programa de pós-graduação em Letras/Literatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Publicado

2016-02-12

Cómo citar

Fonseca, A. M. (2016). COM QUANTOS LIVROS SE FAZ UM LEITOR? OS NOVOS DESAFIOS DA LITERATURA: LITERATURA, LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR. Revista Língua&Literatura, 17(30), 317–334. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1956