A formação de escritores indígenas e a questão da variação linguística na língua Terena.

Autores/as

  • Onilda Sanches Nincao Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Onilda Sanches Nincao Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana(CPAQ)

Palabras clave:

Lingua indígena, Produção de texto, identidade, variação linguistica.

Resumen

Este texto tem como objetivo discutir questões de variação linguística na língua Terena a partir de um texto produzido por professores indígenas das aldeias Passarinho e Cachoeirinha, pertencentes ao município de Miranda, Estado do Mato Grosso do Sul no pantanal sul-mato-grossense. Trata-se de um texto produzido durante uma oficina de produção de textos em língua Terena realizada em outubro de 2005. Entre outras questões que se apresentaram durante a elaboração e discussão do texto Kóho Yoko Hovôvo (O Tuiuiu e o Sapo), destaco neste texto a discussão entre os professores, autores do texto, sobre a viabilidade de seu uso na escola. Os resultados mostraram que a questão da variação linguística presente entre as diversas áreas Terena se constitui em uma área de tensão por não haver uma padronização da língua.
Palavras-chave: Língua Terena. Variação. Professor indígena. Produção de texto.

 

Biografía del autor/a

Onilda Sanches Nincao, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal/Linguagens- UFMS/Campus de Aquidauana.

Onilda Sanches Nincao, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana(CPAQ)

Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia e de Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal

Publicado

2013-03-14

Cómo citar

Sanches Nincao, O., & Sanches Nincao, O. (2013). A formação de escritores indígenas e a questão da variação linguística na língua Terena. Revista Língua&Literatura, 14(23), p. 77–96. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/401