O ONOMA E SUA RELAÇÃO COM A INTERDISCIPLINARIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO PRELIMINAR COM FOCO NA TOPONÍMIA

Autores/as

  • Karylleila Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins

Palabras clave:

Onoma. Interdisciplinaridade. Toponímia. PCN Geografia. Ensino Fundamental.

Resumen

Resumo: Toponímia é uma disciplina que se dedica ao estudo dos nomes dos lugares (municípios, cidades, vilas, estados). Não se pode pensar a toponímia desvinculada de outras ciências: “é uma disciplina que se volta para a História, a Geografia, a Linguística, a Antropologia, a Psicologia Social e, até mesmo, à Zoologia, à Botânica, à Arqueologia, de acordo com a formação intelectual do pesquisador” (DICK, 1990, II). A proposta deste trabalho vincula-se ao estudo da toponímia aplicada ao ensino, mais particularmente no contexto do ensino da Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade, que se caracteriza pela colaboração existente entre disciplinas, uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo. A interdisciplinaridade é vista como o ponto de encontro entre o movimento de renovação da atitude frente aos problemas de ensino e pesquisa e aceleração do conhecimento científico.

Biografía del autor/a

Karylleila Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunta do curso de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia.

Publicado

2013-03-14

Cómo citar

Andrade, K. S. (2013). O ONOMA E SUA RELAÇÃO COM A INTERDISCIPLINARIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO PRELIMINAR COM FOCO NA TOPONÍMIA. Revista Língua&Literatura, 14(23), p. 195–210. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/379