O ONOMA E SUA RELAÇÃO COM A INTERDISCIPLINARIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO PRELIMINAR COM FOCO NA TOPONÍMIA

Autores

  • Karylleila Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Onoma. Interdisciplinaridade. Toponímia. PCN Geografia. Ensino Fundamental.

Resumo

Resumo: Toponímia é uma disciplina que se dedica ao estudo dos nomes dos lugares (municípios, cidades, vilas, estados). Não se pode pensar a toponímia desvinculada de outras ciências: “é uma disciplina que se volta para a História, a Geografia, a Linguística, a Antropologia, a Psicologia Social e, até mesmo, à Zoologia, à Botânica, à Arqueologia, de acordo com a formação intelectual do pesquisador” (DICK, 1990, II). A proposta deste trabalho vincula-se ao estudo da toponímia aplicada ao ensino, mais particularmente no contexto do ensino da Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade, que se caracteriza pela colaboração existente entre disciplinas, uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo. A interdisciplinaridade é vista como o ponto de encontro entre o movimento de renovação da atitude frente aos problemas de ensino e pesquisa e aceleração do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Karylleila Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunta do curso de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia.

Downloads

Publicado

2013-03-14

Como Citar

Andrade, K. S. (2013). O ONOMA E SUA RELAÇÃO COM A INTERDISCIPLINARIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO PRELIMINAR COM FOCO NA TOPONÍMIA. Revista Língua&Literatura, 14(23), p. 195–210. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/379