AVALIAÇÃO ONLINE E O EXAME CELPE-BRAS: CAMINHOS OU (DES)CAMINHOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LINGUA ADICIONAL? -ALGUMAS REFLEXÕES

Autores/as

Palabras clave:

AVAs, Avaliação online, Exame Celpe-Bras.

Resumen

Este artigo busca tecer reflexões a respeito dos processos de avaliação online nos cursos preparatórios para o Exame Celpe-Bras e a avaliação exigida no exame. A partir desse contexto, busco neste artigo entender o momento pedagógico problematizador em que estamos vivendo, tentando entender o problema para em seguida buscar possíveis respostas, pois, como a concentração no produto final ainda é uma realidade que acompanha o processo construtivo online do aprendiz, a meu ver, estamos enfrentando um impasse no que diz respeito aos processos avaliativos. O referencial teórico em que se apoia este artigo situa-se dentro da concepção sociointeracionista conforme postulada por Vygotsky. Vygotsky (2001) ressalta a importância da cultura na aprendizagem e no desenvolvimento do ser humano. Segundo o autor, os elementos mediadores entre o homem e o mundo, os instrumentos, os signos e todos os elementos do ambiente humano são carregados de significados culturais, ou seja, são construídos nas relações entre os homens.

Biografía del autor/a

Ana Carla SOBREIRA, Universidade Federal de Uberlandia

Licenciatura Plena em Letras com habilitacao em Lingua Inglesa e Respectivas literaturas pela UFPB- Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Ensino de Linguas Mediado por Computador pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Mestranda em Linguistica Aplicada UFU-Universidade Federal de Uberlandia. Participa do Grupo de Estudos em Cognicao, afetividade e Letramento coordenado pelo Prof. Dr. William Mineo Tagata. Atua nas areas de Letramento digital , Letramento Critico e Letramento em Contexto Indigena, ensino de linguas mediado por computador, EAD . Desenvolve atualmente pesquisa de Letramento Critico na Bolivia com Comunidades Indigenas falantes de Quechua de Oruro, e Potosi.

Publicado

2021-02-24

Cómo citar

SOBREIRA, A. C. (2021). AVALIAÇÃO ONLINE E O EXAME CELPE-BRAS: CAMINHOS OU (DES)CAMINHOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LINGUA ADICIONAL? -ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Língua&Literatura, 22(39), 17–30. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3394