AVALIAÇÃO ONLINE E O EXAME CELPE-BRAS: CAMINHOS OU (DES)CAMINHOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LINGUA ADICIONAL? -ALGUMAS REFLEXÕES

Authors

Keywords:

AVAs, Avaliação online, Exame Celpe-Bras.

Abstract

Este artigo busca tecer reflexões a respeito dos processos de avaliação online nos cursos preparatórios para o Exame Celpe-Bras e a avaliação exigida no exame. A partir desse contexto, busco neste artigo entender o momento pedagógico problematizador em que estamos vivendo, tentando entender o problema para em seguida buscar possíveis respostas, pois, como a concentração no produto final ainda é uma realidade que acompanha o processo construtivo online do aprendiz, a meu ver, estamos enfrentando um impasse no que diz respeito aos processos avaliativos. O referencial teórico em que se apoia este artigo situa-se dentro da concepção sociointeracionista conforme postulada por Vygotsky. Vygotsky (2001) ressalta a importância da cultura na aprendizagem e no desenvolvimento do ser humano. Segundo o autor, os elementos mediadores entre o homem e o mundo, os instrumentos, os signos e todos os elementos do ambiente humano são carregados de significados culturais, ou seja, são construídos nas relações entre os homens.

Author Biography

Ana Carla SOBREIRA, Universidade Federal de Uberlandia

Licenciatura Plena em Letras com habilitacao em Lingua Inglesa e Respectivas literaturas pela UFPB- Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Ensino de Linguas Mediado por Computador pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Mestranda em Linguistica Aplicada UFU-Universidade Federal de Uberlandia. Participa do Grupo de Estudos em Cognicao, afetividade e Letramento coordenado pelo Prof. Dr. William Mineo Tagata. Atua nas areas de Letramento digital , Letramento Critico e Letramento em Contexto Indigena, ensino de linguas mediado por computador, EAD . Desenvolve atualmente pesquisa de Letramento Critico na Bolivia com Comunidades Indigenas falantes de Quechua de Oruro, e Potosi.

Published

2021-02-24

How to Cite

SOBREIRA, A. C. (2021). AVALIAÇÃO ONLINE E O EXAME CELPE-BRAS: CAMINHOS OU (DES)CAMINHOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LINGUA ADICIONAL? -ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Língua&Literatura, 22(39), 17–30. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3394