METODOLOGIA PARA ENSINO DE LITERATURA: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS DIALÓGICAS

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Literatura. Educação Literária. Metodologia de Ensino.

Resumen

Este trabalho apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre o ensino de literatura, tendo em vista diálogos com as abordagens de Beach e Marshall (1991); Cereja (2005); Rouxel (2013); Silva (2005); Dalvi e Rezende (2011). São apresentados três eixos orientadores para o trabalho com a literatura, tais como:1) histórias/experiências de leituras literárias e práticas de letramentos literários dos professores; 2) histórias/experiências de leituras literárias e práticas de letramentos literários dos alunos; 3) ação docente em mediações/compartilhamentos de histórias/experiências de leituras literárias e práticas de letramentos literários na formação de “comunidades interpretativas”. (FISH, 1986). O ponto comum nas reflexões sobre metodologias de ensino de literatura deverá ser a interação entre professores e alunos, reconhecendo-se as trocas e os compartilhamentos de leituras, experiências e letramentos literários. É por meio de abordagens dialógicas e interativas que o ensino de literatura irá encontrar outros caminhos, cruzando com trilhas metodológicas mais atrativas na cultura digital.

Biografía del autor/a

Ivanda Maria Martins Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Ivanda Maria Martins Silva

Doutora em Letras (UFPE). Professora Associada da UFRPE. Atua em cursos de graduação e pós-graduação na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE.

Publicado

2021-02-25

Cómo citar

Silva, I. M. M. (2021). METODOLOGIA PARA ENSINO DE LITERATURA: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS DIALÓGICAS. Revista Língua&Literatura, 22(40), 111–126. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3343