METODOLOGIA PARA ENSINO DE LITERATURA: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS DIALÓGICAS
Keywords:
Ensino de Literatura. Educação Literária. Metodologia de Ensino.Abstract
Este trabalho apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre o ensino de literatura, tendo em vista diálogos com as abordagens de Beach e Marshall (1991); Cereja (2005); Rouxel (2013); Silva (2005); Dalvi e Rezende (2011). São apresentados três eixos orientadores para o trabalho com a literatura, tais como:1) histórias/experiências de leituras literárias e práticas de letramentos literários dos professores; 2) histórias/experiências de leituras literárias e práticas de letramentos literários dos alunos; 3) ação docente em mediações/compartilhamentos de histórias/experiências de leituras literárias e práticas de letramentos literários na formação de “comunidades interpretativas”. (FISH, 1986). O ponto comum nas reflexões sobre metodologias de ensino de literatura deverá ser a interação entre professores e alunos, reconhecendo-se as trocas e os compartilhamentos de leituras, experiências e letramentos literários. É por meio de abordagens dialógicas e interativas que o ensino de literatura irá encontrar outros caminhos, cruzando com trilhas metodológicas mais atrativas na cultura digital.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.