A LEITURA NAS PROPOSTAS CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS E DO ESTADO DE SANTA CATARINA – PERSPECTIVAS TEÓRICAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Palabras clave:
Propostas Curriculares. Leitura. Concepções de leitura. Formação de leitores.Resumen
Neste artigo, analisam-se as concepções de leitura nas Propostas Curriculares de Florianópolis e de Santa Catarina, os aportes teóricos que as embasam e a articulação entre esses aportes, na perspectiva que estes documentos oficiais apresentam quanto à orientação para formação de leitores. Os resultados mostram que os documentos tomam por base leitura como interação (sócio-discursiva); todavia, predomina a concepção descendente de leitura, e seus autores recorrem à perspectiva da Psicolinguística para dar conta dos aspectos cognitivos da leitura, sem, entretanto, apresentar os devidos fundamentos para isso. Há, portanto, articulações com outras correntes teóricas, havendo, porém, apagamento das mesmas. No que tange à esperada orientação para formação de leitores na educação básica que estes documentos deveriam garantir, os conflitos e os apagamentos teóricos identificados podem, sobremaneira, dificultar o acesso e a compreensão dos professores acerca desta fundamental competência que cabe à educação básica ensinar e desenvolver: a leitura.
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