O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...

Autores/as

  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba - Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas; e, do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Palabras clave:

Educação Literária, Ensino Fundamental, Professor, Leitor.

Resumen

Este trabalho discute os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de ensino Fundamental. O enfoque da discussão problematiza abordagens sobre o ensino e a crise da leitura literária, constatada desde a década de 70, nas pesquisas das professoras Lígia C. Leite (1983) e Maria T. Rocco (1981), e, recentemente, reavaliada por autores como Rildo Cosson e Graça Paulino (2004), Teresa Colomer (2007) e T. Todorov (2010). Ainda, busca analisar a função da literatura na escola contemporânea, e, com dados de pesquisa, apresenta como o professor revela suas convicções e metodologias de leitura literária na sala de aula, evidenciando os desafios na escola, uma vez que entre as políticas e pesquisas sobre o ensino da literatura se encontram avançadas, enquanto que as práticas escolares não apontam tal direcionamento.

Biografía del autor/a

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba - Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas; e, do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa - pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI, 1994); graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI, 1995); Mestrado em Letras – Teoria da Literatura – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS, 2000), e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2011), vinculado a área de Literatura e Cultura e a linha de pesquisa Literatura e Ensino. Atualmente integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com dedicação exclusiva, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão, com ênfase em Literatura Infanto-juvenil e Brasileira, Ensino de Literatura e Educação Infantil. Ainda, trabalha em disciplinas, projetos e formação continuada com temas ligados a práticas pedagógicas, leitura e letramento literário e ensino de literatura.

Publicado

2016-02-05

Cómo citar

Segabinazi, D. M. (2016). O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO. Revista Língua&Literatura, 17(30), 63–78. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1967