O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
Palavras-chave:
Educação Literária, Ensino Fundamental, Professor, Leitor.Resumo
Este trabalho discute os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de ensino Fundamental. O enfoque da discussão problematiza abordagens sobre o ensino e a crise da leitura literária, constatada desde a década de 70, nas pesquisas das professoras Lígia C. Leite (1983) e Maria T. Rocco (1981), e, recentemente, reavaliada por autores como Rildo Cosson e Graça Paulino (2004), Teresa Colomer (2007) e T. Todorov (2010). Ainda, busca analisar a função da literatura na escola contemporânea, e, com dados de pesquisa, apresenta como o professor revela suas convicções e metodologias de leitura literária na sala de aula, evidenciando os desafios na escola, uma vez que entre as políticas e pesquisas sobre o ensino da literatura se encontram avançadas, enquanto que as práticas escolares não apontam tal direcionamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.