FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Moisés Gonçalves dos Santos Júnior Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus Assis
  • Marcela Verônica da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus Assis

Palabras clave:

Leitura, Literatura, Literatura Infantil, Educação Infantil

Resumen

Ler é (re)interpretar a vida e o mundo pelo prisma da arte, tornando-se processo fundamental na constituição de indivíduos críticos e emancipados. Incentivar a leitura literária desde a mais tenra infância suscita grandes possibilidades desse hábito ser permanente e incorporado por toda a vida pelos pequenos leitores. A premissa maior deste estudo repousa em demonstrar, por meio de revisão bibliográfica, a relevância e contribuição da literatura no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e na alfabetização de crianças da Educação Infantil, formando leitores mesmo quando estes ainda não decifram os códigos linguísticos da leitura e da escrita. Para tanto, pretende-se recorrer a abordagens teóricas sobre o tema presentes nas obras de Antonio Candido (1972; 2004), Regina Zilberman (2003), Nelly Novaes Coelho (2000), Fanny Abramovich (1993), Maria Zaira Turchi (2004) entre outros.

Biografía del autor/a

Moisés Gonçalves dos Santos Júnior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus Assis

Doutorando em Letras (Literatura e Vida Social) pela UNESP/ Câmpus Assis.

Marcela Verônica da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus Assis

Doutora em Literatura pela UNESP/Assis, e professora na mesma instituição no Departamento de Literatura.

Publicado

2015-12-27

Cómo citar

Santos Júnior, M. G. dos, & da Silva, M. V. (2015). FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Língua&Literatura, 17(30), 159–174. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1934