FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Leitura, Literatura, Literatura Infantil, Educação InfantilAbstract
Ler é (re)interpretar a vida e o mundo pelo prisma da arte, tornando-se processo fundamental na constituição de indivíduos críticos e emancipados. Incentivar a leitura literária desde a mais tenra infância suscita grandes possibilidades desse hábito ser permanente e incorporado por toda a vida pelos pequenos leitores. A premissa maior deste estudo repousa em demonstrar, por meio de revisão bibliográfica, a relevância e contribuição da literatura no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e na alfabetização de crianças da Educação Infantil, formando leitores mesmo quando estes ainda não decifram os códigos linguísticos da leitura e da escrita. Para tanto, pretende-se recorrer a abordagens teóricas sobre o tema presentes nas obras de Antonio Candido (1972; 2004), Regina Zilberman (2003), Nelly Novaes Coelho (2000), Fanny Abramovich (1993), Maria Zaira Turchi (2004) entre outros.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.