Das marcas de dialogismo no texto acadêmico: o discurso citado em monografias de estudantes de Letras/Português

Authors

  • José Cezinaldo Rocha Bessa
  • Rosângela Alves dos Santos Bernardino

Abstract

Neste trabalho, investigamos modos de discurso citado mobilizados por estudantes de Curso de Letras na escrita de textos acadêmicos. O aporte teórico advém fundamentalmente dos postulados de Bakhtin (1990, 2006), Maingueneau (1996, 2002), Authier-Revuz (1998, 2004) e Boch & Grossmann (2002). De natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa tem como corpus monografi as de conclusão de curso. Os resultados revelam que os estudantes mobilizam modos variados de discurso citado, dentre os quais predominam aqueles em que há reprodução literal das palavras do outro, o que parece indicar a difi culdade do estudante de Letras em parafrasear e atribuir sentidos ao discurso que ele cita.

Published

2012-04-27

How to Cite

Bessa, J. C. R., & Bernardino, R. A. dos S. (2012). Das marcas de dialogismo no texto acadêmico: o discurso citado em monografias de estudantes de Letras/Português. Revista Língua&Literatura, 13(21), p. 55–72. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/163