Das marcas de dialogismo no texto acadêmico: o discurso citado em monografias de estudantes de Letras/Português
Resumo
Neste trabalho, investigamos modos de discurso citado mobilizados por estudantes de Curso de Letras na escrita de textos acadêmicos. O aporte teórico advém fundamentalmente dos postulados de Bakhtin (1990, 2006), Maingueneau (1996, 2002), Authier-Revuz (1998, 2004) e Boch & Grossmann (2002). De natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa tem como corpus monografi as de conclusão de curso. Os resultados revelam que os estudantes mobilizam modos variados de discurso citado, dentre os quais predominam aqueles em que há reprodução literal das palavras do outro, o que parece indicar a difi culdade do estudante de Letras em parafrasear e atribuir sentidos ao discurso que ele cita.Publicado
2012-04-27
Como Citar
Bessa, J. C. R., & Bernardino, R. A. dos S. (2012). Das marcas de dialogismo no texto acadêmico: o discurso citado em monografias de estudantes de Letras/Português. Revista Língua&Literatura, 13(21), p. 55–72. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/163
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