Errância narrativa e produção de pensamento

Authors

  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tânia Mara Galli Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Cinema, Escrita, Narrativa, Errância, Pensamento

Abstract

Ao invés de buscar divergências ou similitudes entre escrita e cinema, pretendemos abordar o conceito de narrativa enquanto modo de construção de um espaço-tempo linguageiro, que perpassa tanto escrita quanto cinema e faz ver que as maneiras de narrar variam com o surgimento de outras relações com o tempo e com o fragmentário de nossa condição. Para isso, serão apresentados alguns traços das narrativas clássicas e modernas, arriscando pensar que é com a insolitez de um modo narrativo envolvido pela errância da experimentação, que se torna possível a produção de um pensamento entendido como processo de reinvenção de nossa condição.

Author Biographies

  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Mestre (2007) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista CAPES.

  • Tânia Mara Galli Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1970). Mestre (1978) e Doutora (1996) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa (2004). Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Published

2013-09-18

How to Cite

Zucolotto, M. P. da R., & Fonseca, T. M. G. (2013). Errância narrativa e produção de pensamento. Revista Língua&Literatura, 15(24), 237-250. https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/815