POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS-RN

CONTEXTOS DE TEXTO E DE INFLUÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.66-83

Palavras-chave:

Educação Integral em tempo integral, Contexto de influência, Contexto de texto, Currículo

Resumo

Neste artigo se discute os contextos de influência e os contextos de produção de texto (Bowe; Ball; Gold, 1992) na definição da política de educação integral em tempo integral na Rede Municipal de Ensino em Pendências/RN. Parte-se do pressuposto de que o objetivo a ser alcançado, na perspectiva de uma educação equitativa, é a formação integral – multidimensional, intersetorial e interdisciplinar que articule saberes e valores locais e globais necessários a educação de qualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisa documentos reguladores da política de educação integral em tempo integral com vistas a perceber e interpretar esse momento de travessia, de um modelo parcelar para uma proposição integral. As conclusões sinalizam que existem muitas dificuldades e tensões provocadas pelas prescrições curriculares e objetivos neoliberais da educação, e o que de fato interessa aos indivíduos nesse processo formativo, considerando suas necessidades, expectativas e sonhos tecidos localmente.

Biografia do Autor

Brena Stephania da Silva Borges, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (Poseduc/UERN). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora de Língua Inglesa na rede estadual do Rio Grande do Norte. Membro da Equipe de Implementação da Educação Integral em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Pendências-RN.

Cleber Luiz de Sousa Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutorando em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa do Observatório da Diversidade, na linha de pesquisa Diversidade e pluralidade na língua e literatura do IFRN - Campus Central. Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em Leitura e Produção Textual e Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Licenciado em Pedagogia UFRN. Graduando em Artes Visuais - UNIFAVENI. Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual do Ensino Médio na Escola Estadual Monsenhor Honório em Pendências/RN.

Francisco Canindé da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc - Mestrado em Educação), Campus Central; e no Curso de Pedagogia - Campus Avançado de Assú/RN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Professor-supervisor pedagógico na Rede Municipal de Ensino em Assú/RN, desde o ano de 1991. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Gepeja).

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Borges, B. S. da S., Lima, C. L. de S., & Silva, F. C. da. (2025). POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS-RN: CONTEXTOS DE TEXTO E DE INFLUÊNCIA. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 66–83. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.66-83

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas