POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS-RN
CONTEXTOS DE TEXTO E DE INFLUÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.66-83Palavras-chave:
Educação Integral em tempo integral, Contexto de influência, Contexto de texto, CurrículoResumo
Neste artigo se discute os contextos de influência e os contextos de produção de texto (Bowe; Ball; Gold, 1992) na definição da política de educação integral em tempo integral na Rede Municipal de Ensino em Pendências/RN. Parte-se do pressuposto de que o objetivo a ser alcançado, na perspectiva de uma educação equitativa, é a formação integral – multidimensional, intersetorial e interdisciplinar que articule saberes e valores locais e globais necessários a educação de qualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisa documentos reguladores da política de educação integral em tempo integral com vistas a perceber e interpretar esse momento de travessia, de um modelo parcelar para uma proposição integral. As conclusões sinalizam que existem muitas dificuldades e tensões provocadas pelas prescrições curriculares e objetivos neoliberais da educação, e o que de fato interessa aos indivíduos nesse processo formativo, considerando suas necessidades, expectativas e sonhos tecidos localmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.